© 2018 Betweien, Lda.

“Memória, por Isaura” é um projeto gerontológico, desenvolvido pela Betweien, Lda. em parceria com a cantora e compositora portuguesa Isaura, que visa trabalhar, junto do público sénior, o tema da Memória. Através de um livro, de uma performance teatral ou peça de teatro e de temas musicados pela Isaura, tendo como ponto de partida o conteúdo do livro, o público sénior terá oportunidade de debater e trabalhar, entre pares ou até em atividades intergeracionais, os diferentes tipos de Memória (Memória Sensorial, Memória a Curto Prazo e Memória a Longo Prazo). O livro, para além de três histórias ficcionadas sobre a Memória, inclui, também, 15 jogos de estimulação cognitiva, que podem ser realizados, individualmente ou em grupo, pelos/as leitores/as, e as letras dos temas musicados pela Isaura.

Todas as instituições que trabalhem com o público-alvo do projeto poderão receber a apresentação do mesmo, tendo sempre incluídas uma performance teatral e uma performance musical da Isaura com os temas que compôs para este projeto.

Isaura 

Isaura Santos, reconhecida pelo grande público pelo primeiro nome, Isaura, é uma jovem cantora e compositora portuguesa, natural de Gouveia.

O seu primeiro single - “Useless”, lançado em dezembro de 2014 - cujo videoclip oficial conta atualmente com mais de 120 mil visualizações no YouTube, destaca-a como artista revelação do panorama musical nacional. “Change It”, o seu segundo single, supera o sucesso do primeiro ao nível de visualizações no YouTube e reforça, junto do grande público, a sua singularidade artística. Em maio de 2015, edita o seu primeiro EP, “Serendipity”, do qual fazem parte "Useless" e "Change It". A extraordinária aceitação, tanto do público como da crítica, garantem a sua presença em vários festivais como, por exemplo, Super Bock Super Rock, Rock in Rio, NOS Alive, Sudoeste, Bons Sons e MED. Ainda em 2015, colabora e forma dueto com Diogo Piçarra no single "Meu é Teu", que conta com mais de quatro milhões de visualizações no YouTube.

Os singles “I Need Ya”, “Closer” – produzido em colaboração com o músico Diogo Piçarra – e “Busy Tone” abriram caminho a “Human”, o seu mais recente disco, lançado em junho de 2018, que entra diretamente para o n.º 5 das vendas nacionais.

A Isaura é também a compositora, a produtora e o coro da música vencedora do Festival RTP da Canção 2018, “O Jardim”, música que dedicou à avó. Com o projeto “Memória por Isaura” pretende reforçar o respeito e a ligação emocional que tem com o público sénior, com três músicas em português que se inspiram na experiência musical que “o Jardim” lhe proporcionou.   

Betweien, Lda.

A Betweien é uma empresa especializada na conceção, desenvolvimento, implementação e implantação de projetos e conteúdos educativos. Com estatuto de Spinoff da Universidade do Minho, tem centrado a sua atividade em áreas tão distintas e transversais como são a Educação Empreendedora, a Educação para a Igualdade de Género, o Bullying Escolar, a Violência no Namoro, a Educação Ambiental e Educação e promoção de hábitos de vida e Alimentação saudáveis.

O projeto pedagógico “Memória por Isaura” é o resultado de várias experiências de implementação de projetos gerontológicos e participação em ações de promoção de um envelhecimento ativo.